Percorrer o Universo em Águeda: sessão pública gratuita do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço

04-DEZ-2019

Percorrer o Universo em Águeda: sessão pública gratuita do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço

Ignite IAstro – Águeda

14 de dezembro, às 21:00, na Incubadora de Empresas de Águeda.

O formato dos eventos Ignite IAstro permite expor, de modo divertido e acessível, cerca de uma dezena de temas da investigação em ciências do espaço feita em Portugal.

Vamos viajar do Sistema Solar às estrelas e às galáxias, e falar dos instrumentos que nos permitem chegar tão longe.

PROGRAMA

Júpiter e a tempestade perfeita
José Silva
Júpiter, o quinto planeta a contar do Sol, é um objecto dominante do nosso sistema solar. As suas enormes dimensões e características peculiares, bem como o hipnotisante padrão de nuvens, tornaram-no um grande foco de interesse. Este é um convite para andarmos à deriva na atmosfera turbulenta deste gigante gasoso, levados pelos seus ventos rápidos em busca da tempestade perfeita.
Titã, uma lua de outro mundo
Alberto Negrão
Titã, a maior lua de Saturno, esconde sob a sua espessa atmosfera uma paisagem alienígena, mas que é em muitos aspetos semelhante à da nossa Terra. Embora frio e estranho, Titã é um dos locais mais interessantes para o estudo do surgimento da vida no Sistema Solar.
À procura de uma segunda Terra
João Camacho
A descoberta do primeiro planeta extra-solar em 1995 levou a uma revolução do conhecimento que tinhamos sobre planetas, desde a formação e evolução do nosso Sistema Solar ao tipo de planetas existentes. Os avanços tecnológicos permitem-nos alcançar uma precisão nunca antes atingida e iniciar a procura de planetas iguais à Terra, com massa e temperatura ideais para a existência de vida e tentar responder à pergunta “Estaremos sós?”.
Atmosfera: uma cortina sobre as estrelas
Solène Ulmer-Moll
A atmosfera é essencial à vida, mas torna difícil a observação das estrelas quando utilizamos telescópios muito potentes. A humidade, os ventos, mas também as atividades humanas como a agricultura e a pecuária, alteram continuamente a atmosfera. Para que os astrónomos possam obter imagens nítidas e corretas dos objetos observados no céu, têm de utilizar diferentes métodos de correção e adaptação.
Novas estrelas em galáxias antigas
Jean Michel Gomes
Há galáxias muito antigas, mas onde estão ainda a nascer estrelas. Isto é uma surpresa.
Uma surpresa ainda maior é o facto de esta formação estelar recente se dar numa estrutura espiral, que não é típica desta família de galáxias.
Anãs, azuis e compactas
Patrício Lagos
As galáxias anãs são as galáxias mais comuns no Universo.
Neste grupo de galáxias, as anãs azuis compactas reúnem condições físicas semelhantes às das primeiras galáxias. O seu estudo pode ajudar-nos a compreender como se formaram as primeiras estrelas na história do Universo.
Turbilhões no espaço-tempo
Francisco Cabral
Nesta apresentação viajaremos até alguns dos fenómenos astrofísicos mais energéticos: a fusão de estrelas de neutrões e buracos negros. À medida que estes corpos se aproximam, o seu movimento acelera devido à libertação de energia na forma de ondas gravitacionais. Uma dança celestial em jeito de espiral até ao casamento dramático numa gigantesca explosão de energia. Esta dança perturba o "tecido do Cosmos" e as ondas geradas são uma nova janela para a Astronomia. Autênticos turbilhões do espaço-tempo…
1, 2, 3, ao infinito e mais além
José Pedro Mimoso
Uma veloz viagem aos confins… e ao início do Universo. Regresso garantido ao fim de cinco minutos.

  • Partilhar