Campanha ‘Portugal Chama. Por Si. Por Todos.’

11-JUL-2022

Campanha ‘Portugal Chama. Por Si. Por Todos.’

Damos nota que, de acordo com as previsões meteorológicas atuais , o período de 8 a 14 de julho (com possibilidade de continuação para lá desta data), especialmente a partir de domingo, dia 10, será de perigosidade «muito elevada» com possibilidade desta aumentar progressivamente.

Teremos pela frente dias com temperaturas muito altas, humidades relativas muito baixas, com muito pouca recuperação noturna e ventos fortes nalgumas regiões. Estas condições provocam um aumento pronunciado nos parâmetros de comportamento do fogo, dificultando sobremaneira as ações de supressão, que poderá nalgumas situações ultrapassar a capacidade de extinção e provocar situações delicadas de intervenção e de proteção de pessoas e bens.

Tratar-se-á portanto, de um período em que, por antecipação (se possível a partir de hoje, dia 7), deveremos atuar de forma a impedir ao máximo comportamentos de risco, nomeadamente de uso do fogo, e de maquinaria e equipamentos em espaços suscetíveis à ignição e sua propagação, para além das medidas de pré-posicionamento e de reforço de meios que aumentem as capacidades de primeira intervenção, cujo tempo útil de intervenção pode ser seriamente reduzido.

Vídeo: https://we.tl/t-vLXkOhMZ21.

A campanha ‘Portugal Chama. Por Si. Por Todos.’ procura mobilizar e sensibilizar os cidadãos para a necessária mudança de comportamentos de risco face aos incêndios rurais. Sabendo que mais de 60% dos incêndios são resultado de fogueiras, queimas e queimadas mal realizadas e que 85% dos incêndios começam a menos de 500 metros de uma estrada ou de áreas habitadas ou cultivadas é crítico apelar a todos os cidadãos para que, principalmente em dias de maior perigosidade, tenham mais atenção aos seus comportamentos.

  • Partilhar